Dicas para melhorar o nado Borboleta
O nado borboleta, um dos que mais exige fisicamente de seu atleta, possui algumas particularidades que podem se tornar ainda mais eficientes para um nado completo, bonito e principalmente, mais rápido. Aqui vão algumas dicas para deixar seu borboleta ainda melhor e melhorar suas habilidades e técnicas do nado.
Para você nadar ainda melhor o borboleta a sincronização necessária entre as braçadas e as pernadas são de extrema importância. Por exemplo, se você não ondular no mesmo ritmo que da a braçada, sua hidrodinâmica vai diminuir e você vai cansar ainda mais rápido. Por isso, a primeira dica é não ondular na mesma velocidade que você faria no nado crawl. Tente combinar as ondulações com as fases da braçada, exemplo: uma durante a puxada e outra durante a fase de recuperação (aérea).
Bloquear a respiração no nado de borboleta também é muito importante. Você não precisa bloquear em todas as braçadas, mas se quiser aumentar a velocidade bloqueie nas primeiras e nas últimas braçadas, mas principalmente nas primeiras. Você deve tirar vantagem da parte mais eficiente do nado, que é a parte submersa, e para conseguir sair dela com uma boa velocidade não respire. A cada respirada são perdidos décimos de segundo que podem fazer diferença na velocidade final da prova.
Respire, mas sem ficar olhando pra frente. Essa dica pode parecer estranha, já que a respiração do nado borboleta é frontal, mas isso não significa que você deve ficar o tempo todo olhando para frente.Quando a cabeça volta para a água depois da respiração, o queixo deve estar voltado para o peito e não para o fundo da piscina. Nadar o tempo todo olhando pra frente causa mais atrito com a água e diminui a velocidade.
Outra dica é melhorar a golfinhada, ou seja, o início do nado. Para isso o nadador precisa praticar, com exercícios voltados para essa parte submersa. Só assim o atleta poderá sentir e ver a força que este fundamento tem no início e saídas dos nados.
Para uma ondulação eficiente é necessário sempre procurar fazer séries de perna de ondulação com ou sem prancha. Isso fortalece bem os músculos pra garantir um bom ritmo de nado ainda melhor.