Dicas para melhorar o nado Peito
O nado costas é considerado o “mais simples” junto com o crawl, mas ao contrário do que as pessoas pensam, o nado de costas possui técnicas que se aplicadas erroneamente acabam por prejudicar toda performance.
A primeira dica de todas é treinar a saída. Se você errar a saída do nado de costas, provavelmente toda a sua prova ficará comprometida. Treine exaustivamente a entrada na água e a parte submersa do nado.
Outra dica é nadar com um braço fazendo a puxada e o outro estendido acima da cabeça, esse exercício é muito bom para o equilíbrio e para melhorar no fundamento.
Mais uma estratégia é nadar olhando a entrada da mão na água e fazer o nado junto à parede, isso te obriga a recuperação dos braços na vertical e roçando o antebraço na parede, fazendo os movimentos ficarem ainda mais alinhados.
Um outro exercício é nadar puxando uma corda ou raia, mantendo o ombro bem embaixo da raia ou da corda para ter maior eficiência. Nade também procurando tirar o ombro fora da água e coloque o nado em prática com as mãos fechadas. No nado costas é importante que você mantenha o pescoço relaxado, se ele se tornar tenso e contraído, incline a cabeça para relaxá-lo. No nado costas toda e qualquer rotação deve começar com o quadril. Use os músculos posteriores do quadril para girar o tronco e os ombros na água, lembrando de não movimentar a cabeça.
A última dica que podemos dar para um nado de costas eficiente são exercícios com a pernada. Bata as pernas de costas com os braços colados ao corpo, procurando encostar o ombro no queixo, depois disso bata as pernas com os braços estendidos acima da cabeça, esses exercícios melhoram o equilíbrio e a qualidade do nado costas.