Natação para Bebês
A natação para bebês estimula a aptidão natural que eles possuem para se movimentarem na água. Estudos comprovam que até um ano de idade o bebê ainda possui o reflexo (ou de apneia), que significa que debaixo da água eles conseguem bloquear totalmente a passagem de ar pela boca, realizando o movimento automaticamente. É por isso que a natação para bebês acaba se tornando uma atividade mais fácil e que ajuda muito no desenvolvimento dessa criança. Nada melhor do que aproveitar nossa própria genética.
Assim como na natação praticada por adultos, é de extrema importância que a natação praticada por bebês seja feita mediante uma supervisão. Não existe uma recomendação exata de com quantos meses um bebê pode começar a pratica esportiva, mas sabe-se que com pelo menos três meses ele já pode fazer alguns exercícios na água. As aulas de natação para bebês requerem uma atenção especial, e são realizadas de forma diferente da comum.
10 Benefícios da Natação para Bebês
- 1) Desenvolve a coordenação motora
- 2) Ajuda a melhorar a respiração
- 3) Aumenta a proximidade e relação de segurança com os pais
- 4) Melhora o sono
- 5) Melhora do apetite
- 6) Ajuda a ativar a circulação do sangue
- 7) Melhora a noção de tempo e espaço
- 8) Contribui para o aumento da resistência muscular
- 9) Desenvolve um contato mais seguro com meios aquáticos
- 10) Fortalece a musculatura cardíaca
Natação quando praticar?
Existem algumas divergências com relação a idade em que se pode começar a praticar natação. Para bebês, alguns especialistas indicam o início entre 6 meses e 1 ano, no entanto, há muitos pais que colocam crianças a partir dos três meses para já se habituarem a prática esportiva e reconhecerem outro ambiente. Nesses casos é imprescindível alguém da mesma família junto a água, embora se saiba que bebês aprendam rápido a nadar.
Já quanto à idade máxima, praticamente não há limites para praticar a natação. O limites impostos são os da saúde e não da idade. A FINA, Federação Internacional de Natação, reconhece como categorias másters (natação acima de 25 anos), atletas com até mais de 100 anos, que continuam nadando e competindo. Sendo assim, não há limites de idade para aprender e para praticar esse esporte na água.
Natação para bebês e o desenvolvolvimento sensorial
A natação para bebês é uma atividade que contribui muito para a saúde da criança, ela não tem como objetivo ensinar os bebês a nadar, mas sim contribuir para o seu desenvolvimento sensorial e motor. Dentro da água os bebês conseguem ganhar a consciência de seu corpo e principalmente de seus movimentos. Eles aprendem a se movimentar de outras formas, e com isso experimentar novas sensações.
Natação para Bebês e o Desenvolvimento Infantil
O professor que conduz as aulas para bebês deve sempre conhecer sobre a psicologia e fisiologia do desenvolvimento infantil, para que possa adequar suas aulas conforme cada bebê em desenvolvimento. A condução da aula de natação para bebês deve sempre ser mais descontraída do que outras, e as mães, pais e parentes no geral estão sempre convidados à participar. Para encorajar os bebês e os tornarem mais confiantes na água é extremamente importante que o professor e pais tornem o momento da aula uma hora agradável para os pequenos. Ordens e broncas não são bem vindas nessas aulas e as palavras-chaves são sempre a diversão e alegria, sem esquecer é claro, do movimento e aprendizado dos bebês e por que não, também dos pais!